Palestrantes

1º painel

Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Porto.
Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Assume atualmente, em comissão de serviço e como equipado a cargo de direção superior de 1.º grau, o cargo de Coordenador Nacional do Grupo de Projeto do PIAAC. Desempenhou, entre 2014 e 2018, o cargo de Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Porto.
Foi Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação entre 2011 e 2017.
Publicou diversos artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e 12 livros publicados. Actualmente participa em 2 projectos de investigação, sendo que coordena 1 destes. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos- APEFA

Álvaro António Gomes Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1994. Desde 1999 é docente do mestrado integrado e do curso de doutoramento. É também membro do Conselho Científico. Como investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, tem desenvolvido uma actividade regular de investigação e publicação no âmbito de projectos com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Fundação Ciência e Tecnologia, com a CCDR-N, CCDR-C, com a Xunta da Galiza, com a Escola Técnica Superior de Arquitectura da Coruña, com a Erasmus Iniversity of Rotterdam-EURICUR, com o Club Ville Aménagement – Paris; com o CCCB, Barcelona, com a Universidade Tècnica de Barcelona-Arquitectura, com a Universidade de Granada – Planeamento e Urbanismo, com as Universidade Federal de S. Paulo e do Rio de Janeiro-Brasil, com as Universidades do Minho e Coimbra, com os municípios de Guimarães e Porto, com a Ordem dos Arquitectos, com a Fundação de Serralves e a Fundação da Juventude, entre outros. No CEAU-FAUP a sua actividade centra-se na Geografia Humana, Paisagem, Urbanismo e Políticas Urbanas, quer em termos de investigação, quer em termos de assessoria externa e formação. 

Foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro atribuída pela Câmara Municipal do Porto cerimónia realizada no dia 9 de julho de 2022, na Casa do Roseiral, nos jardins do Palácio de Cristal.

Cristina Maria Coimbra Vieira é licenciada em Psicologia (1991) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação (2003), pela mesma instituição, onde exerce funções docentes desde 1992, sendo atualmente Professora Associada. Leciona há cerca de três décadas unidades curriculares de metodologia da investigação científica em educação a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Os seus interesses de investigação têm-se centrado em torno das questões de género e educação ao longo do ciclo de vida, com principal incidência em contextos como a família e a escola. É membro integrado (e membro da Direção) do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS 20) e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), representando esta última no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Fez parte das equipas de avaliação externa dos II (2003-2006) e III (2007-2010) Planos Nacionais para a igualdade entre mulheres e homens. Fez parte das equipas autoras dos cinco Guiões de Educação Género e Cidadania, destinados à educação pré-escolar e ao ensino obrigatório, que foram publicados pela CIG entre 2010 e 2017. Em 2016 integrou o Grupo de Trabalho que delineou a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). É membro da Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA), no mandato 2020-2022, e co-diretora da Rede Género e Educação de Adultos, da mesma Associação. É ainda membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), no mandato 2017-2020. Tem ampla experiência de orientação de alunos/as de mestrado e de doutoramento nas áreas em que ensina e investiga e tem diversos trabalhos publicados. Tem participado com regularidade com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em painéis de avaliação de projetos e de candidaturas a bolsas de investigação, na área de Ciências da Educação.

Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica, pela Universidade de Coimbra, Mestrado em Ciências da Comunicação e Licenciatura em Comunicação Social pela Universidade do Minho. Frequentou a Masterclass in Science Communication, na UWE-University of West of England, em Bristol.

Foi docente de Comunicação nas licenciaturas de Ciências da Comunicação e Geografia e no Mestrado de Sociologia das Organizações, da Universidade do Minho (entre 2007 e 2011).

Integrou, como investigadora, o CFisUC – Centro de Física da Universidade de Coimbra (2015 a 2021).

A convite da TAFISA – The Association For International Sport for All, é mentora do Projeto FLOT – Female Leaders of Tomorrow, que envolve 13 países da Europa e de África.

Foi coordenadora geral da Cidade Europeia do Desporto Guimarães 2013 e membro da equipa local de Comunicação e Relações Públicas do UEFA Euro 2004™ – Guimarães Host City.

Exerceu jornalismo na imprensa local, regional e nacional, tendo sido premiada por alguns dos seus trabalhos de reportagem. Integrou a equipa técnica da primeira novela transmitida pela SIC em 1992, “A Viúva do Enforcado”, baseada na obra de Camilo Castelo Branco.

Participa com regularidade em conferências, congressos, seminários e palestras, nacionais e internacionais.

É autora e coautora de vários estudos, artigos científicos e capítulos de livros subordinados às áreas do seu interesse académico e profissional tais como Comunicação da Ciência, Educação Científica, História da Ciência e da Tecnologia, História Industrial, Indústria 4.0, Cultura e Desporto para Todos.

Vereadora, entre outros, dos pelouros da Educação, Cultura,  Transição digital, Inovação e Ciência, Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

Maria Antónia Silva Gonçalves é professora do Ensino Básico a exercer funções na Educação Especial. Sócia-fundadora e vice-presidente da APEFA, foi coautora da ideia e do desenho do Projeto “Percursos de Cidadania – Alfabetização Solidária e Literacias” e coordena a ação desenvolvida no seu âmbito em diversos territórios, desenvolvendo trabalho de sensibilização e mobilização institucional para a respetiva implementação, programando e cocriando as atividades oficinais, produzindo recursos e materiais didáticos e dinamizando processos de capacitação pedagógica das equipas envolvidas.

No seu percurso, desempenhou funções na Administração Regional do Ministério da Educação e na Direção Regional de Educação do Norte (no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades). Foi Organizadora Local da Equipa de Educação e Formação de Adultos do Norte (ANEFA).

Mestre em Administração das Organizações Educativas, possui Diploma de Especialização Superior em Animação Comunitária e Formação Especializada em Ciências da Educação (na especialidade de Educação Especial). Na sua ação docente, tem dedicado especial atenção ao apoio à inclusão e às medidas de suporte à aprendizagem, incluindo a conceção de formas de diversificação das estratégias de acesso ao currículo. Tem também experiência de monitorização da implementação deste tipo de medidas de apoio e experiência de gestão administrativa em projeto Erasmus +.                                                    

2º painel

 

Presidente da Comissão Diretiva do PO CH – Programa Operacional Capital Humano.
Responsável pela monitorização estratégica e pela dinamização da avaliação do PO CH, em função das prioridades e metas definidas para a educação e formação em Portugal até 2023.
Secretário Técnico do PO CH, Gestão Estratégica e Comunicação.
Coordenador Adjunto – Observatório do QREN – Responsável pela coordenação da avaliação do QREN, designadamente pela coordenação da rede de avaliação do QREN e dos Programas Operacionais.
Adjunto de Gabinete Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Técnico superior assessor – IEFP
Licenciatura e Mestrado Sociologia e Políticas e gestão de recursos humanos.
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa Constitucional.

Licenciado em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Diploma de Estudos Superiores em Sociologia (correspondendo à componente curricular do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte). Pós-graduado em Ciências do Trabalho pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Curso Avançado de Gestão Pública pelo Instituto Nacional de Administração. Curso Cenários e Políticas Públicas: Planear em Contexto de Incerteza pelo Instituto Nacional de Administração.

Atualmente no ISCTE, coordena a Unidade de Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas do Instituto de Políticas Públicas e integra a Comissão Instaladora da nova Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas. É, também, Investigador Associado do CIES. Foi quadro da Quaternaire Portugal deste 1999 onde coordenou e participou no desenvolvimento de projetos de consultoria e estudos nas áreas do emprego, educação, formação profissional e desenvolvimento social e na avaliação de políticas públicas. Exerceu as funções de Vice-Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, tendo, antes – de janeiro de 2007 a maio de 2011 -, sido Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, o Instituto Público responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Qualificações e pelas políticas de educação e formação. Enquanto Vice-Presidente do IEFP assumiu o pelouro da formação profissional e a coordenação do programa Garantia Jovem, a co-coordenação do Eixo 3 da Iniciativa para as Competências Digitais, a direção da Revista do IEFP, entre outras responsabilidades de direção e representação. Enquanto Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, coordenou o desenvolvimento do Catálogo Nacional de Qualificações, presidiu aos Conselhos sectoriais para a Qualificação, integrou o Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento da Agenda de Reforma da Formação Profissional e do Sistema Nacional de Qualificações e coordenou o Grupo de Trabalho responsável pelo processo de referenciação do Quadro Nacional de Qualificações ao Quadro Europeu de Qualificações. Entre 2005 e 2007 foi assessor do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, tendo integrado o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do QREN, foi interlocutor sectorial nomeado pelo Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social para a negociação do QREN, coordenou a conceção do Programa Operacional Potencial Humano no âmbito do QREN, integrou o Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento da Agenda de Reforma da Formação Profissional e coordenou a conceção da Iniciativa Novas Oportunidades.

Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional.

Foi chefe do gabinete do Secretário de Estado do Emprego entre 2015 e 2019;

Secretária técnica do Programa Operacional Capital Humano, em 2015;

Coordenadora da área de estudos e projetos da empresa Parque Escolar, de 2011 a 2015; chefe de gabinete do Secretário de Estado da Educação entre 2009 e 2011;

Adjunta da Ministra da Educação entre 2005 e 2009;

Assessora do conselho diretivo do Instituto de Segurança Social para a área dos sistemas de informação e auditoria, entre 2002 e 2005;

Assessora do Secretário de Estado da Segurança Social, entre 2001 e 2002 e membro do Comissariado de Luta Contra a Pobreza entre 1999 e 2001.

Licenciatura em Sociologia pelo ISCTE.

Secretário-Geral do Conselho Nacional de Educação, desde 2000, é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Presidente da EUNEC-Rede Europeia de Conselhos de Educação. Consultor do Banco Mundial (Análise do Sector de Educação em Timor-Leste, 2017-2018).
Licenciado em Biologia (Ramo Educacional) pela Universidade de Lisboa e Mestre em Educação (Educação em Ciência) pela Universidade de Bristol. Desenvolveu trabalhos de investigação no King’s College – Universidade de Londres. Concluiu o primeiro Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP) no Instituto Nacional de Administração.
Foi professor dos ensinos básico, secundário e superior e vogal da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.
Foi jornalista, chefe de redação e cronista em jornais e rádios locais e regionais. Desenvolveu diversas atividades na área da educação, coordenou e participou em projetos nacionais e internacionais, nomeadamente, a nível da investigação, formação de professores e cooperação europeia.
Membro da equipa de peritos da Comissão Europeia que procedeu à apreciação de candidaturas aos Programas Socrates e Comenius.

Apoio técnico: Domingos Costa +351 962 360 789 | E-mail: dcosta@creativeshift.pt